sábado, 15 de janeiro de 2011

Feliz 1895. Por Dé Thená

Quinta- feira, 1° de março (1894) (MIL OITOCENTOS E NOVENTA E QUATRO).

Meu pai hoje veio da Boa Vista com tio Joãozinho para votarem no Presidente da República e no Dr. João da Mata para deputado. Na nossa família todos te de mexer com política, por causa da Tia Aurélia e tio Conrado que são muito influentes. Ele é irmão da mãe de Dr. Mata e muito amigo dele e pegou essa amizade na família toda. Eu mesma dou razão de todos o considerarem uma honra da Diamantina porque é um homem muito bom. Todos tiveram muita raiva quando Floriano o prendeu. Me pai diz que espera que ele ainda vá eleito Presidente do Estado e depois da República.

O que eu acho mais engraçado no dia da eleição é o partido que todos tomam e ninguém perdoa o que vota contra nesse dia. É tanta animação na cidade que parece coisa que nos interessa. Acaba a eleição e ninguém mais se lembra. Seu Cadete fica tão influente que dá roupas e botinas aos negros para irem votar. Os negros da chácara, que sabem ler, que são Marciano, Roldão e Nestor, já desde cedo estavam de roupa limpa para a eleição. Vovó lhes recomendou: “Vocês não escutem conversa de ninguém nem aceitem papel nenhum que queiram dar. Fiquem perto de Joãozinho e na hora de votar façam o que ele mandar”. Eles saíram muito anchos.

Eu gosto de ver a animação da cidade, mas não acredito que isso possa adiantar nada pra nós.

Trecho de um livro que estou lendo (Minha Vida de Menina, de Helena Morley)

Eu (Dé Thená) concluo desejando...
Um feliz 1895 para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review