sábado, 24 de julho de 2010

Quem és tu anjo? Por Dé Henrique

Conheces àquele rapaz de barba?
Maltratado, surrado, decadente
Jogado as traças no último vagão
Sem que possa conduzir-se por si só
Vive a esperar por alguém. Não sei quem

Por pouco está vivo, assim penso
O que lhe foi feito? O que teria ele feito?
Olho-te e vejo o imperfeito
Torturado pelo tempo, por tempos

Qual será sua parada? De onde viestes?
Se pudesse ao lado dele estar, o perguntaria
Sem mazelas ou pudor, lhe diria
És a morte, velha e certa. Infiel

Dolorosa aos que ficam. Fincam!
Fincados ficam a esperar-te
Segues viajante, segue-te
Como quem muito quer, a qualquer custo

Levastes multidões ao primeiro encontro
Sequer convidou-os a outros bailes
Serviu-os aos montes, aos gritos
Aos céus, aos abismos, ao fim interminável

Friamente e ligeiramente
Apenas fiquei a observar-te
Podia tocá-lo, respirá-lo. Assim o fiz
Recuei, por pouco despertastes. Por muito pouco
A fio e destemido por pura covardia, seguistes solitário a viajar

Aos poucos lhe notei à noite
Ao meu lado, calado começou a falar
Trazia consigo roupas limpas e claras
Cheirava bem, carregava um belo porte
Fatalmente à noite lhe trouxestes vida

Se tratava do mesmo, tua barba não deixava-o negar
Àquele pedaço, opaco e falecido por si só
Trocou-se no todo, agregou-se
Apoderou-se de ti que não verei jamais

Eis que lado a lado estávamos
Seu silêncio trazia acalento
Lento, lento, demasiadamente lento
Momento por momento

Cedendo aos poucos toda força que sobrara
Força que tanto cultivara em minhas angustias
Com a vista enfraquecida e insuficiente
Entregara-me de vez sem talvez

Confia-me teu resto
Dá-me a fala, o veludo
Estas desnudo, solúvel
Pulso a pulso perdi os impulsos

Anjo, de mim para ti
Alimentai minhas angustias em ti?
Guardais meus segredos contigo e mais ninguém?
És tudo o que leva de mim, nada mais nem além

Quem és tu anjo?
És a morte? És mais forte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review